top of page
  • Foto do escritorFauusp Jr.

entrevista com mário koichi

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Mário Koichi Gushiken, tem 26 anos e é técnico pela Etec Albert Einstein em comunicação visual e formado pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) em jogos digitais. Desde 2016, busca articular sua criatividade com seus conhecimentos técnicos para trabalhar como designer e ilustrador na empresa Puket.




Primeiro queria que você me contasse quem é você, onde se formou, onde já trabalhou.


“Meu nome é Mário Koichi Gushiken, tenho 26 anos. A minha carreira começou mesmo em 2014. Mas quando eu estava no ensino médio eu já estava começando a formar uma ideia do que eu queria, porque eu já tinha feito um curso de webdesign. E como eu desenho desde pequeno, eu fiquei muito interessado pela grade do curso, falava sobre editoração, manipulação de imagens e falava um pouco sobre desenho, como desenho de logotipos e esses tipos de coisas. Ai fui e fiz o curso de webdesign, acho que eu estava na oitava série mais ou menos. Era um curso de sábado que lá eu comecei a criar interesse por essa área de design, eu tive aula na área de editoração e de programação.

Na mesma época meus primos estavam prestando vestibulinho para fazer ensino técnico, né. E aí a minha tia acabou me explicou que o curso técnico era profissionalizante e tinha de várias áreas, e no meu caso ela me indicou o curso de comunicação visual. No fim acabei lendo a grade curricular do curso e achei muito legal, falava sobre matérias de fotografia, ilustração, design. Em 2010 então eu comecei o curso na etec e lá que eu comecei a me interessar mesmo pelo assunto, era um mundo muito novo para mim. Foi uma das melhores épocas da minha vida, me formei como técnico de comunicação visual.


Então quando eu sai do ensino médio eu já consegui empregos, não como design mas com áreas que tinham alguma relação, então por exemplo, trabalhei numa gráfica, chamava EmFoco Print. Lá eu já comecei a mexer um pouco com fechamento de arquivo, às vezes eu tinha que mexer com um layout ou outro para os clientes. Quando eu estava terminando o primeiro ano trabalhando na gráfica eu fui contratado pela Puket, mais ou menos em 2014 assim.


Na Puket eu comecei como assistente, ainda não tava na área de design, era uma área que era mai focada em produto, mais especificamente para meias, o design era mais para pijamas e acessórios. Em 2016 teve uma reestruturação na empresa e unificou o setor que eu estava com o design, e o pessoal acabou me chamando para trabalhar como designer e ilustrador.”




E a faculdade, você se formou aonde?


“A faculdade eu fiz durante esse período né, comecei em 2015 e fiz de jogos digitais, na FMU lá na unidade da Liberdade. E algumas coisa da faculdade eu consigo aproveitar, porque eu não queria fazer uma faculdade de design gráfico, porque eu já tinha feito o curso técnico. Eu até conversei com alguns professores e eles falaram que se eu fosse fazer design eu acabaria revendo muitas coisas que eu já tinha visto no técnico, então que se eu fosse pagar por uma faculdade, valeria mais a pena fazer um curso que iria trazer coisas mais novas para mim. Então acabei fazendo de jogos, porque eu tenho bastante interesse na parte digital.

Muitas coisas voltadas a design de personagens, cenário, eu uso até hoje assim né. Agora eu to mais ou menos nesse caminho da ilustração, como eu estou lá na empresa como designer/ ilustrador.”


Atualmente você trabalha com o que exatamente na Puket?


“Na Puket eu fico mais na parte de design e produto, lá nós temos as linhas de produtos que são pijamas, acessórios, meias … e também eu trabalho como ilustrador. Tem épocas do ano que a gente fica focado em criar novas estampas, então nesse período eu fico como ilustrador, passo o meu dia desenhando e criando novas ilustrações para os produtos da empresa.

Depois que a gente cria todo esse GuideLine, que a gente chama, que são as ilustrações que vão para os produtos da nova coleção e são aprovados, nós começamos um trabalho voltado mais para o design que é pensar como as ilustrações vão ser aplicadas nos produtos. A gente faz um trabalho conjunto com as estilistas da empresa, de como podemos aplicar esses desenhos nos pijamas, lancheiras, garrafinhas... Neste trabalho envolve também desde a parte de concepção dos produtos e uma vez que eles são aprovados nos fazemos a parte de fechamento, que é preparar essas ilustrações para serem impressas e assegurar que esses produtos cheguem para o nosso fornecedor na forma certa de impressão né, porque como é na China, nós temos que ter essa responsabilidade também.”





Você pensa em seguir em outra área mais para frente? Você disse que é formado em jogos digitais né?


“Tenho muita vontade de seguir para outras áreas né. O motivo de eu ter feito design de jogos é que desde pequeno me interessei muito pela área de entretenimento. E a parte de jogos e animação me chamou muita atenção porque envolve um trabalho muito grande de ilustrador, e é uma vontade muito grande que eu tenho de trabalhar em um estúdio de jogo ou animação.

É um trabalho muito legal, porque você usa a sua arte para entreter pessoas. Eu sempre fui muito fã de desenhos animados e jogos, e percebo como isso me traz boas lembranças, aquela sensação de nostalgia. E ver que o que eu faço hoje pode muito bem se encaixar nesse mercado é uma coisa que me dá mais vontade de seguir nessa área, então futuramente eu pretendo sim mudar de área, partir da parte de produto e focar mais na área de entretenimento. Nessa quarentena eu estou aproveitando muito para fazer alguns cursos onlines, para estudar e quem sabe futuramente entrar em algum estúdio né.”


Tenho uma última pergunta agora para te fazer. Se você pudesse dar um conselho pra quem ta na faculdade agora, pensando em trabalhar nessa área, o que você aconselharia?


“Vou até falar como se eu estivesse falando para uma versão mais nova de mim mesmo. No caso, como a área de design foi uma coisa que eu vi que você pode fazer tanta coisa ao mesmo tempo, é normal a gente ficar meio perdido. Eu acho que uma coisa que deu certo para mim, foi justamente estudar várias coisa diferentes. Por exemplo, a parte de design de ilustração, tem tanta coisa que você pode fazer, desde personagens, cenários, tipografia, animação… é tanta coisa legal que você consegue fazer que acredito que experimentar um pouco de cada parte vai te fazer entender melhor o que você quer.

Às vezes as pessoas que estão na mesma área que você do design, se interessam mais por uma outra parte específica dentro dessa área. Acho que isso de estudar um pouquinho de tudo, é uma forma de você colocar em prática e realmente ver se você gosta de uma coisa ou outra.

Acho que o conselho que eu daria seria esse, pegar tudo que você tem de interesse e estuda um pouquinho de tudo e ver como se sente, até para saber onde vale mais a pena focar suas energias né.

Cada caminho é único, porque cada pessoa é única, então acho que vale mais a pena ir provando as coisas e ir construindo o seu próprio caminho.”

Portifólio online de Mário Koichi: https://www.kawek.net/gkoichi

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page