top of page
  • Foto do escritorFauusp Jr.

jr. indica: livros para quarentena!

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Hoje estamos inaugurando mais uma coluna por aqui: a “Jr. Indica”. Mensalmente vamos trazer indicações sobre vários assuntos que são selecionadas especialmente pelos nossos membros e que merecem destaque. Nesse primeiro post nós indicamos alguns livros pra você que está perdido e com vontade de ler alguma coisinha ou que valem a pena irem para sua lista de leitura.



Como fazer amigos e influenciar pessoas

Dale Carnaegie

"Eu poderia elogiar pra sempre o Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas! Dale Carnegie, autor do livro, eu diria que é um mestre das relações humanas. Nesse livro você entende por que algumas pessoas parecem tão receptivas, pq tem pessoas que você "já se dá bem de cara" e outras nem tanto. Nele você aprende a ser o primeiro caso! Detalhes como olhar nos olhos, sorrir, sempre lembrar os nomes das pessoas, o peso da crítica sobre uma relação, técnicas de persuasão e influência positiva são apenas uma pequena amostra de tudo que se aprende nesse livro. Basicamente, nele você aprende a importância de prestar atenção e cuidar dos nossos relacionamento com as pessoas, com vários exemplos de sucesso e aplicação dos princípios nele apresentados."


Lu Platon - Membro do departamento de Gestão de Pessoas



Confie em mim

Harlan Coben

Esse livro é um mistério que envolve tecnologia, amizade e amor a família! Tem um enredo onde várias coisas vão acontecendo ao mesmo tempo e tudo se conecta no final das contas. É surpreendente! Quem gosta de um mistério e daquele choque quando termina de ler, fica a dica! E ah, esse autor possui uma coleção de mais de 5 livros nessa mesma pegada, então quem gostar tem um prato cheio pra se divertir nessa quarentena.


Rebeca - Membro do departamento de Gestão de Projetos



A Paciente Silenciosa

Alex Michaelides

Esse livro é um dos melhores que eu já li na vida, indico pra qualquer um!

É a história de uma mulher, pintora de sucesso que após a morte do marido, para de falar. Essa recusa a falar ou dar qualquer explicação sobre o que aconteceu, atrai a atenção das pessoas e a torna ainda mais famosa, porém ela é levada para um hospital psiquiátrico e tudo desenrola na tentativa de descobrir como o marido dela morreu! gente, sério é demais! Leiam!


Rebeca - Membro do departamento de Gestão de Projetos



Kindred: laços de sangue

Octavia Butler

É uma escritora de ficção científica e a obra dela só tem sido traduzida recentemente pra português, mas são histórias muito envolventes! Eu li esse em dois dias! A história é de uma jovem negra dos estados unidos que fica sendo "puxada" de volta no tempo uns 150 anos, e ela tem que se confrontar com a realidade dos seus antepassados, e acaba descobrindo sobre os traumas da sua própria história, e da história de escravidão e violência. A Octavia Butler escreveu vários livros de ficção científica protagonizando mulheres negras - eu nunca tinha lido nada parecido e acabei adorando e lendo vários livros dela!


Bela - Membro do departamento Comercial



Cozinhar: uma história natural de transformação

Michael Pollan

Pollan é um jornalista que escreve sobre a relação humana com comida.

O livro mostra como o ato de cozinhar é o que nos faz humano, a ação de cozinhar como algo inventada, não pré estabelecida. Te faz abrir os olhos do que está muito por trás além de um prato de arroz e feijão.

Desde a introdução o livro dá estalos mentais, abordando o quanto a ciência por trás de cozinhar foi negligenciada por muito tempo por ser tarefa feminina. Assim exaltando todo o machismo existente em nossa cultura.


Iara - Membro do departamento Presidencial



Parceiros da Exclusão

Mariana Fix

É um dos meus preferidos. é bom de ler, não é tão longo e ajuda a entender dois casos de importância urbanística enorme em são paulo. Contando a história da Faria Lima e da água Espraiada, ela consegue te fazer entender como funcionam as parcerias público privadas e como se dá um processo de exclusão, que é aplicado continuamente na nossa cidade.


Ju Terron - Membro do departamento Comercial



Capitalismo Consciente: O espírito heroico dos negócios

John Mackey & Rajendra Sisodia

Vou recomendar um livro que já recomendei algumas vezes, mas me surgiu essa semana em uma das lives do ENEJ em casa: "Capitalismos Consciente"

Na live, um dos fundadores da DOBRA, que é uma empresa que eu admiro muito, construído com base em princípios muito alinhados com os nossos da FAUUSP Jr. O livro traz uma mentalidade consciente para construir o seu negócio, com base em estudos acadêmicos, e estudo de cases de sucesso. Divididos nas áreas de propósito maior, orientação para stakeholders, liderança e cultura conscientes.


Heitor - Membro do departamento de Gestão de Pessoas



A amiga genial

Elena Ferrante

Ouso dizer que é uma das coisas mais incríveis que eu já li nos últimos tempos e faz parte da tão conhecida tetralogia napolitana. Esse é o primeiro livro e a autora começa a contar a história de duas meninas: Elena e Rafaella, ambas crescendo nos subúrbios de Nápoles na década de 1950. É incrível acompanhar como a autora expõe com honestidade todos seus sentimentos nessa relação que vão desde admiração até inveja. A descrição dos ambientes, da vida urbana e dos outros personagens que compõem a história é igualmente rica. Aqui você vai acompanhar a infância e adolescência das duas e, para avançar na história precisa ler os outros livros. Além disso, existe o fato de que ninguém sabe quem é Elena Ferrante, ela é uma figura anônima que só dá entrevista por e-mails, mas, as pessoas acreditam que essa seja uma tetralogia autobiográfica considerando a veracidade com que ela descreve a cidade e o clima da época. Vale a pena demais a leitura!


Ramon - Membro do departamento de Comunicação e Marketing



As capas estão organizadas da esquerda pra direita e de cima para baixo.


Se você chegou até aqui, esperamos que você tenha gostado das nossas indicações! Estarmos de volta no próximo mês com mais sugestões para você aumentar sua lista.


Até a próxima!



5 visualizações0 comentário
bottom of page