top of page
  • Foto do escritorFauusp Jr.

revitalizando espaços comunitários com o reaproveitamento de materiais

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Que tal transformar um espaço comunitário usando materiais de maneira sustentável? Neste artigo falaremos sobre um projeto de paisagismo da FAUUSP Jr. de 2018 para revitalizar uma escola infantil em Jaguará, município de São Paulo (SP).




Que imagem você tem de organizações que lidam com esgotos e lixo em córregos? Essa é uma pergunta intrigante, porque ao mesmo tempo que você pode visualizar o saneamento e a limpeza pública, inegavelmente alguém pode pensar na sujeira toda a qual dão o devido destino. Certo, e que problema há nisso? Bem, a quem trabalha na área isso pode ser um problemão! Quem vai querer contratar para limpeza uma empresa “suja”?

Antenado a essa questão, um instituto nacional que lidava com resíduos urbanos e industriais entrou em contato conosco da FAUUSP Jr. Eles desejavam investir em uma maneira de se aproximar mais dos residentes do município de Jaguará, no interior de São Paulo (SP). Sendo assim, esse desejo veio a se tornar um projeto paisagístico nosso de 2018, cujo objetivo principal foi desconstruir a visão equivocada de sujeira que os moradores da região tinham do instituto apesar das atividades essenciais que desempenhava.

Tendo isso em mente, nos ficou claro que buscavam por algo que gerasse um impacto positivo no dia-a-dia das pessoas e que, ao mesmo tempo, transparecesse o ambiente limpo que proporcionavam. O instituto selecionou para reforma a fachada de uma escola infantil, a EMEF Prof. Josué de Castro, e os espaços que a cercavam: uma horta, um parquinho, um pátio e uma quadra; além disso, próximo ao local pensavam em criar uma pequena praça para se passear com animais.




A escolha de materiais sustentáveis


Ao longo do desenvolvimento do projeto, quando ponderamos quais seriam os tipos de móveis e brinquedos, tivemos a ideia de eles serem criados a partir do reaproveitamento de materiais. Tal opção se destacou tanto por ser benéfica ao meio-ambiente e expressar os valores da organização, quanto por baratear custos – fator importante pelo grande porte do projeto!


Pallets


Pallets de madeira são um recurso interessante! Seu uso tem sido cada vez mais valorizado no design e na arquitetura por uma série de motivos: são resistentes o suficiente para suportar pesos grandes, então acomodam pessoas facilmente; apresentam versatilidade por seu formato, podendo ser empilhados e posicionados conforme as necessidades; e, ainda, são duráveis e têm muito bom custo-benefício! Em nosso projeto, pretendíamos fazer bancos e acomodações no pátio e na praça. Por estarmos tratando de áreas externas, os móveis precisavam dessa durabilidade; sem falar que a madeira combinava perfeitamente com o ambiente!



Pneus


De acordo com a Reciclanip, entidade voltada à destinação do descarte de pneus no Brasil, mais de 450 mil toneladas de pneus são descartadas todos os anos no país. Dado que as normas ambientais estabelecem que a cada 100 quilos de pneus colocados em circulação, 70 quilos de pneus velhos devem ser recolhidos, não há obrigatoriedade de recolhimento de todos os pneus descartados. Sendo assim, parte dessa destinação de descartes pode ser feita pela própria população.

Pensando em nosso projeto, se há disponibilidade deles e sua resistência material supera (e muito!) a dos pallets, o que dizer dos pneus! Na natureza, levam cerca de 600 anos para se decompor. Além disso, sua forma redonda também se torna propícia para muitos usos. De pé, enfileirados, pendurados, amarrados, deitados, empilhados, enterrados… com criatividade, variedade não faltou! Decidimos destiná-los a vasos na horta, a brinquedos no parquinho e a caminhos para cachorros na praça.


Vale dizer que os materiais que selecionamos são poucos dentre os vários capazes de trazer impactos positivos ao meio ambiente! Com o passar do tempo, mais e mais possibilidades vão sendo lapidadas pelas profissões que lidam com a construção civil e com a criação de mobiliários. Nosso projeto é um bom exemplo de aplicação: ressalta como é possível encontrar soluções eficazes à comunidade mesmo que com gastos e recursos reduzidos!


Ficou curioso para ver como ficou o projeto? Entre no nosso behance! Temos também outros projetos sustentáveis que você vai adorar! Clique aqui!


Escrito por Arthur Siviero da Silva e Isadora Barro Novo


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page