top of page
  • Foto do escritorFauusp Jr.

3 motivos para construir com containers

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Neste artigo, escolhemos 3 motivos para construir com containers, e você não pode continuar sem conhecê-los!




Com a popularização de construções modulares de estrutura metálica, o uso dos container para criar ambientes diversos têm sido amplamente utilizado e, cada vez mais, o mercado tem trazido soluções que incrementam suas potencialidades.



1. Rapidez na construção


Como todos sabem, containers já possuem paredes, piso e cobertura: componentes básicos de toda habitação. Mas você sabia que eles podem ser levados inteiros para serem usados na construção? Essa facilidade de deslocamento dentro da cidade faz com que os containers cheguem aos canteiros mais rápido do que se fossem encomendados outros materiais para fazer as estruturas iniciais da construção. Depois de serem trazidos por caminhões, sua instalação torna-se relativamente simples – é feito o posicionamento com guindaste, a soldagem das faces em contato e, por fim, jateamento e pintura. Assim feito, aplicam coberturas para garantir o conforto térmico e acústico. Em seguida, a obra já é voltada a acabamentos! Para se ter uma noção da praticidade, uma casa composta por dois containers pode ficar pronta em até sete dias!

Muitas pessoas costumam pensar que não é possível ter conforto dentro de containers. No entanto, isso não é verdade! Existem soluções baratas no mercado para tornar muito aconchegante a vivência em seu interior! Para o isolamento térmico, costuma-se usar fibra de vidro, ou mesmo isopor. Já na cobertura, é viável até se fazer um jardim! As opções variam muito de acordo com o orçamento que se disponibiliza, todavia, vale lembrar que é um investimento de que irá se usufruir por anos!



2. Custo reduzido


A velocidade na construção em containers tem outro impacto bem significativo: a redução dos custos. Segundo alguns estudos de caso, os custos de obra de uma construção em containers podem ser até 30% menores que os de uma obra em alvenaria comum de tamanho e programa equivalente. É claro que boa parte do custo final vai depender da compra dos containers, cujo preço pode variar bastante de acordo com suas dimensões e resistência, e se é novo ou usado. Uma opção para muitos é a compra de um container modificado, ou seja, já adaptado à função de moradia. Eles já podem vir com esquadrias, instalações hidráulicas e elétricas, revestimento-termo acústico, acabamentos e até com banheiro pré-fabricado! O mais completo, de 30m², custa em torno de R$35.000,00, e pode ser transportado ao terreno, fixado, conectado às redes de abastecimento de água e de esgoto, mobiliado, e pronto para ser usado!



3. Benéfico ao meio-ambiente


Quando se fala de sustentabilidade na construção com alvenaria, a redução da quantidade de materiais e energia utilizados e a diminuição dos resíduos produzidos são grandes desafios, já que, por dia, cerca de 122.262 toneladas de resíduos são provenientes só na construção civil no Brasil. Contrária a esse cenário, a construção com containers é aliada ao meio ambiente, reutilizando-os quando, muitas vezes, estavam em desuso nos depósitos dos portos após 10 anos transportando cargas. Além disso, diminui a quantidade de areia e cimento utilizados, o que substitui boa parte da alvenaria que seria necessária para uma construção convencional, e gera muito menos entulho! Dessa forma, o impacto ambiental das edificações em container é bem reduzido, pois consome bem menos recursos naturais, que em processos de aprimoramento para alvenaria poderiam liberar gases do efeito estufa. Os containers também são facilmente readequados, adaptando-se quanto ao uso e ao local, o que reduz demolições e atende a possíveis novas necessidades.


Assim, percebemos como o uso de container para construção civil pode ser benéfico para o projeto, tanto em questão de viabilidade quanto em custos e benefícios ambientais. Além de diversos outros pontos positivos, construir com container pode ser uma solução mais simples e rápida para finalmente tirar aquele projeto da gaveta!



Quer conhecer um pouco mais sobre projetos com containers? Vem conferir um dos projetos em container que a FAUUSP Jr. realizou no nosso behance!


Escrito por: Arthur da Silva, Guilherme Boaventura, Isabela Sverner e Rebecca Cavalcante

13 visualizações0 comentário
bottom of page