Algumas dicas de UI para você aplicar nas suas interfaces!
1. Menos é mais
Seu objetivo é que a sua interface seja o mais simples possível de ser usada. Por isso, use somente o necessário e descarte o que puder ser descartado. Quanto mais informação você colocar na sua interface, mais tempo o usuário vai demorar para processar tudo e se decidir quanto à uma ação para realizar, o que pode dificultar a navegação do seu usuário.
Mantenha sua interface simples e não exagere na quantidade de cores ou fontes. O seu usuário deve conseguir se concentrar na informação importante de cada interface.
2. Use padrões
Os usuários já estão acostumados com alguns padrões, por exemplo, coração significa curtir e lupa significa buscar. Observe alguns sites e apps que você utiliza: a ferramenta de busca costuma ficar sempre nos mesmos lugares, o que agiliza o entedimento do usuário, assim, ele já sabe onde procurar o que precisa.
Antes de começar sua interface pesquise sobre outras interfaces de uso similar, se você notar a mesma coisa em muitas delas, talvez isso seja um padrão que você pode utilizar.
Não é um problema inovar, mas tente não dificultar a usabilidade, se algo já funciona em muitas outras interfaces, será que é necessário mudar?
O menu de hambúrguer (os três traços), por exemplo, já é bastante conhecido e aceito pelos usuários, se você decidir mudar sua representação, os usuários podem não entender o que a representação significa.
3. Um bom call to action
Call to action são os botões que servem para chamar o usuário para uma ação como "baixe aqui" "torne-se um assinante" "saiba mais".
Seja claro quanto ao que o botão faz, os usuários gostam de saber de antemão para onde estão sendo levados ou o que vai acontecer.
Seu botão deve parecer um botão, deixe um bom respiro em volta dele para que se destaque e utilize da consistência para que todos os botões sejam iguais ou similares, você pode, incluse, colocar ele várias vezes ao longo da interface.
4.Feedback
Os usuários gostam de saber o que está acontecendo, se algo precisa ser carregado ou algo deu errado, avise. Um pouco de informação pode ser a diferença entre uma experiência ruim ou boa com uma interface.
5. Use espaços em branco
Utilize do espaço em branco à seu favor. O cérebro humano associa elementos próximos como similares e afastados como diferentes.
Dessa forma, você pode usar o espaçamento para criar relações entre os elementos e levar o usuário a tirar as conclusões que você deseja.
Além disso, use o espaço em branco para fazer com que seu usuário foque no que é necessário, dando atenção ao que você quer destacar.
Fontes e materiais complementares
Ilustrações
<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/calendario">Calendário vetor criado por macrovector - br.freepik.com</a>
Escrito por Giselle Jensen
07/06/2020
Comments